Maria Regina & Lelena César, Da Má da Lê

Sabe quando você de cara já gosta de um lugar pelo ambiente positivo que ele oferece? Batemos o olho em uma casinha de vila na esquina de uma rua da Vila Madalena e logo por curiosidade, decidimos saber mais sobre a Da Má da Lê. Conversamos com as irmãs Maria Regina e Lelena César, proprietárias da loja conceito de gastronomia, e podemos afirmar que é cativante ver o cuidado e dedicação das irmãs em oferecer um produto inovador – todos os pratos são feitos para levar para casa, embalados à vácuo, sem conservantes químicos. Do jeitinho que a vovó cozinhava. 

O que vocês faziam antes de abrir a Da Má da Lê?

Má: Me formei em Jornalismo, logo comecei a trabalhar com publicidade. Trabalhei por 10 anos como RP da Trip Editora, e depois mais 13 anos no mercado de mídia e tecnologia.

Lê: Não sou formada em gastronomia, porém trabalho nesse meio há mais de 20 anos. Comecei fazendo pães artesanais e bolos para vender. Depois, trabalhei com vários chefs aqui em São Paulo e montei uma consultoria para restaurantes e bares, elaborando cardápios. Antes disso, abandonei uma carreira de produtora de moda, e nunca mais olhei para trás.

E trabalhar juntas, é complicado?

A gente já trabalhava juntas desde cedo. A Lelena é 9 anos mais velha do que eu. Quando tinha 16 anos, ela já estava no mercado de trabalho e sempre me contratava como ajudante! Quando ela começou a trabalhar com eventos, abrimos uma agência de garçons, a Os Bacanas, onde ficamos por 10 anos. Trabalhar com a irmã tem seu lado bom, você pode ser mais sincera, mais verdadeira, com uma comunicação direta ao ponto.

 

Como veio a ideia de criar a Da Má da Lê?

Sou mãe, trabalho fora de casa, e como todo mundo, falta tempo. Nós crescemos comendo muito bem em casa, e gostaríamos de ter isso hoje, porém com mais praticidade. Pensamos, se fôssemos fazer um cardápio ideal, o que colocaríamos como opção? Aos poucos fomos aperfeiçoando o cardápio com opções para todos, além dos produtos sasonais. Nosso objetivo é oferecer uma comida despretensiosa, com gosto de comida caseira.

Esse espaço é uma experiência, uma loja conceito, feita para ensinar as pessoas a aquecer a comida à vácuo. Nossos clientes passam por aqui, escolhem o que querem levar, e podem sentir a experiência do que é comer uma refeição preparada com carinho, porém que só levou 10 minutos.

Comer bem hoje em dia parece ser um privilégio de poucos. Como a Da Má da Lê pretende mudar esse conceito?

A proposta da cozinha da Lelena é uma cozinha mais leve, uma cozinha inclusiva ao invés de exclusiva. Temos pratos para quem come de tudo e para quem não come nada 🙂 Temos opções vegetarianas, sem glúten, sem lactose, mas opções com tudo isso também.

Nossa cozinha é caseira, traz comforto, mas é um pouco mais leve. Por exemplo, o Estrogonofe da Mamãe é feito com cogumelo Paris fatiado ao invés de cogumelo champignon em conserva. São pequenas mudanças que fazem a diferença. Nosso propósito é mostrar para as pessoas que comer bem não é tão complicado assim.

Tudo em família

Além do trabalho ser familiar, as receitas também são de família, com destaque para o Estrogonofe da Mamãe e o Cozido da Vó Cida. Tem como não gostar do charme que é a área externa, com essas flores?

Uma boa ideia não dará certo se você não trabalhar duro

Maria Regina César, Da Má da Lê

Lê, quais são os maiores erros que as pessoas fazem ao cozinhar?

Com certeza cozinhar demais os legumes, e exagerar no tempero da comida. Tenho esse cuidado ao pensar nos pratos daqui, de não mascarar o gosto da comida, e sim enfatizar o real sabor dos alimentos.

Uma dica para quem gostaria de empreender?

Atitude é essencial. Uma boa ideia não dará certo se você não trabalhar duro. Ou seja, trabalhar duro faz uma ideia dar certo.

O que vocês diriam para a Má e a Lê de 21 anos?

Má: Trabalhe com o que você gosta, e quando você parar de gostar, saia dessa!

Lê: Siga seu instinto. Foi que o que fiz e faria tudo de novo.

Aconchego fora de casa

Café coado, flores frescas, sopinha quente, brigadeiro de panela… isso tudo fora da casa da vovó. Pode crer 🙂

– Maria Regina e Lelena César foram fotografadas por Juliana Kang na Vila Madalena, em São Paulo.