dia:beacon

Met, Moma, Whitney… todo mundo já deve ter ouvido falar deles quando planejamos uma visita a NYC. Mas hoje a gente descobre mais sobre o Dia:Beacon, museu queridinho dos amantes de arte moderna que fica fora de Manhattan, na cidadezinha Beacon, algumas paradas de trem da Grand Station.

O museu faz parte da coleção de arte da Fundação Dia da década de 60 até o presente. O prédio, que fica próximo ao Rio Hudson, era antigamente uma fábrica de caixas de uma empresa de biscoitos. Ele foi pioneiro no que agora virou moda: renovar prédios industriais antigos e transformá-los em instalações de arte contemporânea.

Entre as instalações de longa duração estão as paredes de Robert Irwin em “Excursus: Homage to the Square3”, onde o artista quis fazer um trabalho sem hierarquia – a pessoa vê a instalação de uma maneira livre, móvel, sem ordem certa ou errada. Não existe começo, meio ou fim.

A serie de Blinky Palermo “Metal Pictures” mostra a relação entre forma e cor. São 24 painéis de alumínio pintados em tinta acrílica. Pensou que era apenas um canvas né? Os painéis são feitos pra serem vistos da esquerda pra direita, onde as cores são directamente relacionadas com o nascer-do-sol ao meio dia, e do pôr-do-sol até a noite.

Pelo museu a gente encontra também esculturas gigantescas que só poderiam estar presentes em um local de arte contemporânea como o Dia:Beacon. Dessa vez o material usado é o aço, pelo artista John Chamberlain, em esculturas que são volumétricas pelo tamanho, porém compactas pela forma ao mesmo tempo.

A dica é ler cada plaquinha das instalações pra quem não entende muito de arte moderna e também fazer parte dos grupos de guias que o museu oferece de graça. Porque as vezes você pensa que está no meio de uma reforma do museu sem querer, mas na verdade é uma obra do artista Robert Smithson!

O Dia:Beacon também tem um café e, como todo museu, uma lojinha cheia de livros de arte e design. A viagem de trem até lá dura cerca de 1h30, com vista pro Rio Hudson. Ótima atividade off-Manhattan pra quem tiver com mais tempo na cidade.

– Esse post foi feito para o adoro, blog da marca carioca FARM.

Comments are closed.